quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bissau preparar plano para receber eventuais refugiados de Conacri


O Governo da Guiné-Bissau manifestou hoje preocupação com a situação na vizinha Guiné-Conacri e apelou à contenção e ao bom senso, enquanto vai começar a preparar um plano para receber eventuais refugiados.


"Qualquer país deve ficar preocupado com essa situação e nós lamentamos profundamente o que está a suceder na Guiné-Conacri", afirmou à Agência Lusa o ministro dos Recursos Naturais, Óscar Barbosa, em substituição do primeiro-ministro guineense, que se encontra em viagem de trabalho.

"O nosso apelo vai no sentido da contenção. Vai no sentido de apelarmos para que prevaleça o bom senso e que os mecanismos conducentes à transição em curso na Guiné não tenham mais percalços", sublinhou o governante guineense.

Entretanto, subiu para 157 o número de mortos entre os civis que saíram à rua para protestar contra a intenção de Dadis Camara se candidatar às eleições presidenciais na Guiné-Conacri.

Moussa Dadis Camara agendou eleições presidenciais para Janeiro de 2010 e os civis organizaram um protesto contra a sua intenção de se candidatar. As manifestações civis têm vindo a ganhar força nos últimos dias. A tensão que se faz sentir, vem na sequência do anúncio do adiamento das eleições feito por Dadis Camara.

O facto de este admitir a possibilidade de ser candidato ao próximo escrutínio, quebrando a promessa inicial de que não iria concorrer às eleições, no termo do período de transição, foi mais um factor a agravar o descontentamento dos manifestantes.

O reflexo desta nova crise em Conacri, ainda não se faz sentir em Bissau, que conta com uma grande, se não a maior, comunidade estrangeira africana. É por esta razão que, em situações de conflito, num dos dois países, no outro se sentem consequências económicas e sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário