domingo, 20 de setembro de 2009

Noticia da Agencia Lusa

Bissau, Guiné-Bissau 19/09/2009 11:03 (LUSA)
Temas: comércio externo, Política, Diplomacia

Bissau, 19 Set (Lusa) - O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros da China, Zhai Jun, chega domingo à Guiné-Bissau para entregar um donativo e visitar as obras dos palácios do Governo e da Justiça e do Hospital Militar, financiadas pela cooperação chinesa.

No domingo, da agenda do ministro-adjunto consta apenas um jantar oferecido pelo ministro da Defesa guineense, Artur Silva, em substituição da chefe da diplomacia do país, que viajou sexta-feira para Nova Iorque para participar na 64ª Assembleia-geral da ONU.

Na segunda-feira, o ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros chinês tem encontros de trabalho com o ministro da Defesa, com o vice-presidente do parlamento, Serifo Nhamadjo, e com o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.

O ministro chinês fará também a entrega de um donativo às autoridades guineenses.

Antes de regressar à China, Zhai Jun vai visitar as obras de construção dos palácios do Governo e da Justiça e do Hospital Militar, financiadas pela cooperação chinesa.

Zhai Jun iniciou quinta-feira uma deslocação por cinco países africanos que teve início na África do Sul.

Além da África do Sul e Guiné-Bissau, Zhai Jun desloca-se também a Cabo Verde e Mauritânia para “aprofundar relações bilaterais”.

A China tem uma presença cada vez maior em África e, em 2008, o comércio com aquele continente atingiu a soma recorde de 72,5 mil milhões de euros.

Na Guiné-Bissau, a cooperação chinesa incide principalmente na construção de várias infra-estruturas no país e nas pescas.

MSE.

Lusa/Fim


Sem comentários:

Enviar um comentário