domingo, 20 de setembro de 2009

Noticia da Angope

Guiné-Bissau
Bacai Sanhá defende modernização do exército guineense

Angop
Bissau (Do enviado especial da Angop) – O novo presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, disse terça-feira em Bissau que as Forças Armadas guineenses serão reestruturadas e reorganizadas para torná-las modernas, republicanas e apartidárias, que segundo a Constituição, submetidas ao poder político.
Ao se referir as acções que vai desenvolver no domínio da defesa da integridade e soberania nacional, no seu discurso de posse, Sanhá lamentou o facto do seu país não ter tido “uma visão estratégica que lhe permitisse proceder a uma transição de Forças Armadas de guerrilha, características de um movimento de libertação nacional, para um exército republicano moderno.
Para isso, defende uma reforma das forças de defesa e segurança que não visa o afastamento de ninguém em particular, “mas tão somente (…) corrigir o erro de não se ter tido uma visão estratégica” no domínio militar.
Esclareceu que a reforma de empreender nas forças armadas terá em conta a atmosfera internacional de desanuviamento e os avanços conseguidos no sentido da integração dos países da sub-região da CEDEAO “que apontam cada vez mais para um futuro de paz e estabilidade”.
Na sua qualidade de comandante supremo do exército guineense, o chefe de Estado disse que a reforma das forças armadas deverá assentar também no redimensionamento, de forma a garantir-lhe uma maior eficácia técnico-operativa, com vista a torná-las menos dispendiosa, em termos de recursos financeiros para o Estado.
Sustentou que o sucesso da reforma da instituição castrense depende da estabilidade e do desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário