sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Brasil diz que Guiné-Bissau é prioridade no Conselho da ONU

23-10-2009 09:12:56
B
rasil diz que Guiné-Bissau é prioridade no Conselho da ONU

Brasília, 23 out (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, vai reforçar às autoridades de Guiné-Bissau, no próximo domingo, que o país será uma das prioridades do Brasil como membro rotativo do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"O Brasil vai sinalizar a vontade política de manter um apoio estreito à Guiné-Bissau, uma das prioridades indicadas pelo país ao ser eleito este mês para ocupar, pela décima vez, um assento rotativo no Conselho de Segurança", afirmou à Agência Lusa Luciano Macieira, chefe de uma Divisão de África do Itamaraty.

Será o primeiro contato de Amorim com o presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, que venceu as eleições em julho, além de encontros com o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e com vários membros do governo de Bissau.

Amorim vai inaugurar o Centro de Formação Profissional Brasil-Guiné-Bissau, fruto de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), subordinada ao Itamaraty.

Segundo Macieira, o centro ainda não está totalmente equipado, mas já está oferecendo cursos profissionais de pedreiro, padeiro e eletricista.

Questionado sobre a cooperação na área da defesa, ele disse que o Brasil prosseguirá com o projeto de abertura de uma missão militar em Bissau.

Em setembro, uma delegação brasileira analisou as condições das instalações oferecidas pelo governo guineense.

Macieira assegurou que a missão militar do Brasil, composta por 10 militares permanentes, começará a funcionar no próximo ano e ajudará na reestruturação das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

O diplomata considerou que, do ponto de vista político, o clima está melhor atualmente no país africano, embora a situação econômica do país "não dê tranquilidade".

Macieira acredita que, a partir da reforma das forças de segurança da Guiné-Bissau, projeto que está sendo apoiado pela União Europeia e que está avançando favoravelmente, será eliminado um forte elemento de desestabilização do país.

"Está a ser instituído um fundo para os militares que serão reformados. Isto vai ser uma solução de um problema crônico", acrescentou.

Amorim termina em Bissau um périplo por vários países africanos que inclui Mali, Guiné Equatorial e Togo.

Sem comentários:

Enviar um comentário