quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Comissão Europeia disponibilizou 8,4 milhões de euros

quarta-feira, 14 de Outubro de 2009 | 17:02
CE disponibiliza 8,4 M€ para agricultura na Guiné-Bissau

A Comissão Europeia disponibilizou 8,4 milhões de euros para apoiar o sector agrícola na Guiné-Bissau no âmbito do Projecto de Reforço da Segurança Alimentar para fazer face ao aumento dos preços dos produtos alimentares.

O financiamento da Comissão Europeia vai ser distribuído por projectos da FAO (Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação), Banco Mundial e organizações não-governamentais no quadro do Plano de Urgência do Governo guineense, que prevê o apoio às populações mais vulneráveis.

Segundo o embaixador Franco Nulli, representante da Comissão Europeia na Guiné-Bissau, o apoio foi disponibilizado depois de analisada a "subida persistente dos preços dos produtos alimentares. É incontestável a grande repercussão da crise alimentar na qualidade de vida das populações africanas e, em particular, na Guiné-Bissau, onde a base da alimentação é o arroz", cujo preço duplicou desde 2008, afirma Franco Nulli.

O apoio Comissão Europeia vai permitir financiar a gestão de campos de exploração agrícola, 50 criadores de gado e 50 agricultores, organizar formações e permitir a estabilidade e disponibilidade de fornecimento de produtos alimentares de base.

Com esta medida a Comissão Europeia espera "atenuar rápida e directamente os efeitos negativos da volatilidade dos preços alimentares sobre as populações locais".

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário