sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Destaque para relatório das Nações Unidas

Guiné – Na imprensa guineense foi dado destaque esta semana ao relatório das Nações Unidas sobre desenvolvimento humano, que coloca a Guiné-Bissau no fim da tabela. A saída da circulação dos jipes associados ao narcotráfico foram outro assunto de destaque.
Esta semana o jornal Diário Bissau consagrou a sua primeira página à entrevista com Henrique Pereira Rosa, ex-Presidente República de transição, e candidato às recentes eleições presidenciais. «PAIGC com o poder absoluto não é sinónimo de estabilidade», disse Henrique Pereira Rosa, para quem a situação actual do país é de grande expectativa e esperança. Usou o termo «expectativa» porque o país tem agora todas as instituições completas, nomeadamente um Presidente da República, um primeiro-ministro, o Parlamento e a Justiça a funcionarem plenamente.

Outro assunto que mereceu destaque no Diário Bissau, tem a ver com o relatório das Nações Unidas sobre desenvolvimento humano. «Guiné-Bissau no fim da tabela do desenvolvimento humano», foi o título do semanário, para adiantar, referindo-se ao documento, que «o país permanece entre os últimos do mundo, na 172/a posição do grupo dos países com um desenvolvimento humano baixo». Segundo o relatório da ONU, se no ano anterior, só Cabo Verde e São Tome e Príncipe se alinhavam no grupo dos países com desenvolvimento humano médio, em 2009, Angola junta-se à lista com uma subida de 14 lugares, apresentando-se agora na 149/a posição. «Apesar de uma descida de três posições, Cabo Verde encontra-se no 121/o lugar, a meio da tabela dos países em desenvolvimento, ao passo que a descida de São Tomé deixa o pequeno arquipélago agora a dez posições de Cabo Verde», salienta o documento citado pelo Diário Bissau».

A Gazeta Notícias avançou em título «Jipes de Alta Cilindrada Desaparecem de Bissau com aperto aos narcotraficantes», citando a agência angolana de informação, Angop. Segundo o jornal, a capital da Guiné-Bissau deixou de estar inundada por jipes de alta cilindrada que circulavam a alta velocidade, na mesma altura em que a polícia começou a «apertar o cerco» aos alegados narcotraficantes, há cerca de dois meses. «Os famosos Hummers, que circulavam pelas ruas de Bissau e pelo interior, há muito que deixaram de ser vistos», adianta o jornal.

Em manchete, o «Gazeta de Notícias» avança «UEMOA promove seminário nacional sobre direitos comunitários». A iniciativa visa permitir aos magistrados e advogados guineenses conhecerem de perto os direitos comunitários da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) juntando cerca de cinco dezenas de participantes.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário