sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guiné-Bissau discute uso e porte de arma no país

O Governo da Guiné-Bissau, militares e responsáveis das organizações da sociedade civil discutem até sexta-feira, numa unidade hoteleira em Bissau, o controlo do uso e porte de arma no país.

É uma situação "séria e preocupante", afirma Paulo Nhanca, secretário-executivo do comité de luta contra proliferação de armas ligeiras e de pequeno calibre na Guiné-Bissau.

Segundo Paulo Nhanca a luta de libertação nacional, os vários conflitos e golpes de Estado e a chegada de pessoas de países vizinhos são as causas para a "crescente proliferação de armas nas mãos de pessoas indevidas" no país.

"O Governo pretende adoptar legislação interna sobre o uso e porte de arma e recolher e destruir armas que se encontrem na posse da população civil", diz Paulo Nhanca.

Segundo o responsável a recolha de armas junto da população civil será feita a "troco de projectos de desenvolvimento comunitário que seriam financiados pelas as agências das Nações Unidas e União Europeia".

Paulo Nhanca não avança quantas pessoas no país têm uma arma, mas números de organizações não-governamentais locais indicam que em cada dez guineenses três têm armas.

Sem comentários:

Enviar um comentário