sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ameaça de morte aos juízes

Especula-se sobre a origem da ameaça de morte aos juízes
2009-10-23 11:46:45

Bissau – Pessoas notificadas, declarantes ou os próprios suspeitos nos processos agendados para julgamento próximos, são suspeitos de ser os autores das ameaças de morte aos juízes do Tribunal Regional de Bissau.
O escrivão do Direito da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau levantou suspeitas sobre pessoas notificadas, declarantes ou os próprios suspeitos nos processos agendados para julgamento nos próximos tempos, como possíveis autores das ameaças aos juízes enviadas em carta anónima esta segunda-feira.

Em declarações à PNN, Alfredo Incanha, escrivão da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, disse acreditar que o envio da carta anónima esteja associado a pessoas indiciadas nos processos cujo julgamentos já estão agendados. «Penso que esta situação pode estar relacionada com as pessoas consideradas suspeitas ou declarantes cujos processos já foram agendados aqui pelos juízes para efeito de audiências, discussões e julgamentos», disse o responsável.

O escrivão do Tribunal Regional de Bissau informou, por outro lado, que afinal foram encontradas duas cartas com os mesmos conteúdos no interior do Tribunal pelas funcionárias de limpeza desta instituição, na manha do dia 19 de Outubro do ano 2009.

O assunto é já do conhecimento do Supremo Tribunal de Justiça, da Procuradoria-geral da República assim como do próprio Ministério da Justiça, disse ainda Alfredo Incanha. O escrivão do Direito da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, adiantou que os magistrados guineenses estão desprovidos de segurança, mesmo nas sessões de julgamentos. «Como vê, o próprio tribunal não tem segurança, até guardas nocturnas e agentes para garantir segurança nos actos de julgamento», frisou oresponsável.

Outras preocupações levantadas por Incanha, prendem-se com as «enormes» dificuldades com que os oficiais de diligencias enfrentam na localização para efeito de notificação de suspeitos ou declarantes por forma a se apresentarem nas sessoes de julgamento, o que em varias ocasioes motivou adiamentos de actos de julgamento.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário