sábado, 24 de outubro de 2009

Ministro brasileiro das Relações Exteriores visita a Guiné-Bissau


Ministro brasileiro das Relações Exteriores visita a Guiné-Bissau com agenda de cooperação


Durante a visita, serão discutidos temas relativos à cooperação e ao apoio do Brasil à reforma do setor de segurança e defesa.

Brasília - O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, realiza visita oficial à Guiné-Bissau neste domingo, 25 de outubro, acompanhado por representantes da Embrapa, da Fiocruz e da Capes, bem como por empresários. Esta será a primeira visita brasileira de alto nível à Guiné-Bissau após a posse do novo presidente da República, Malam Bacai Sanhá, eleito em julho, em eleições antecipadas em função da morte do então presidente João Bernardo Vieira.

De acordo com comunicado do Itamaraty, Celso Amorim deverá manter encontros com o presidente Malam Bacai, com o primeiro-ministro Carlos Gomes Junior, com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria Adiatu Djaló Nandigna, e com o ministro da Defesa, Artur Silva.

Do programa da visita faz ainda parte o encerramento do Encontro de Cooperação Técnica e Empresarial Brasil-Guiné-Bissau.

Durante a visita, serão discutidos temas relativos à cooperação e ao apoio do Brasil à reforma do setor de segurança e defesa.

Também será inaugurado o Centro de Formação Profissional Brasil-Guiné-Bissau, um dos maiores projetos da cooperação brasileira. Construído em parceria com o Senai, o Centro está em funcionamento parcial e já oferece cursos de formação, "contribuindo, assim, para mitigar a reduzida oferta de capacitação profissional para o exercício de atividades produtivas", diz o Itamaraty.

No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores diz que a Guiné-Bissau é um importante beneficiário da cooperação técnica brasileira. São desenvolvidos projetos nas áreas de educação, defesa, saúde, formação profissional, apoio à agricultura e à pecuária. O Brasil realizou doações para a organização das eleições legislativas em novembro de 2008 e para as eleições presidenciais antecipadas neste ano.

O Brasil preside a Comissão para a Construção da Paz para a Guiné-Bissau nas Nações Unidas. Durante seu novo mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil buscará priorizar o caso da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário