quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PR Bacai Sanhá recebe emissários do Senegal

O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá,

recebeu hoje dois emissários do seu homólogo do

Senegal, Abdoulaye Wade, com os quais abordou

a situação de conflito na Casamança, onde a

semana passada rebeldes mataram sete

soldados senegaleses.

Oficialmente Habib Sy, director de gabinete do Presidente do Senegal e Becaye Djop, ministro de Estado e das Forças Armadas, foram portadores de uma mensagem de Abdoulaye Wade para Malam Bacai Sanha, mas segundo fontes da Presidência guineense, os dois responsáveis senegaleses vieram falar da "situação de conflito na Casamança".

A semana passada morreram sete soldados do exército senegalês numa emboscada dos rebeldes que lutam, há mais de 20 anos, pela independência da Casamança, região situada a sul do Senegal e que faz fronteira com o norte da Guiné-Bissau.

Em declarações à imprensa, o director de gabinete do presidente do Senegal afirmou que a sua missão a Bissau surge no quadro "do reforço das relações de amizade e de fraternidade" entre a Guiné-Bissau e o Senegal "dois países e Estados amigos".

"Como sabem, a Guiné-Bissau e o Senegal são países amigos, são Estados amigos, existem relações particulares entre os nossos dois países, é natural que de forma periódica ocorram missões desta natureza", disse Habib Sy, escusando-se a revelar o conteúdo da mensagem de que foram portadores.

O responsável senegalês salientou apenas que se encontram em Bissau a mando do presidente do Senegal, para se avistarem com o presidente Malam Bacai Sanhá "amigo, irmão e filho do Presidente Abdoulaye Wade".

Devido ao reinício das acções da rebelião do Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC), a estrada que liga Ziguinchor (capital da região da Casamança) e a Gambia não tem sido utilizada pelos transportadores de passageiros com receio de ataques dos rebeldes.

Tags: Globo, CPLP

Sem comentários:

Enviar um comentário