sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Questão da fronteira com o Senegal



Questão da fronteira com o Senegal volta a ter destaque na imprensa
2009-10-23 11:18:09
Bissau – A disputa territorial com o Senegal voltou a ser assunto nos jornais guineenses. A pesca ilegal no país também mereceu algum destaque.
Esta semana, foram diversos os temas desenvolvidos nos jornais com maior tiragem. Começamos com o Diário Bissau, que destaca o tema da disputa de território com o Senegal avançando com o título «Sonhar com nosso petróleo, Senegal ocupa o território nacional». Relatos apontam para que as tropas senegalesas continuam posicionadas a cerca de dois quilómetros da fronteira, mais concretamente em Sukudjak, ocupando igualmente Cap Roxo. A referência da fronteira é o marco 184, definido pela convenção franco-portuguesa assinada em 1886. A nova estratégia, segundo o jornal, é a redefinição da linha fronteiriça que permite apoderar-se, das «nossas plataformas petrolíferas» com a cumplicidade de alguns nacionais sempre dispostos a vender tudo.

O Diário Bissau avança ainda em título que a «Policia Judiciária aumenta efectivos». O semanário escreve que 157 novos agentes prestaram juramento em Bissau, passando assim a integrar o corpo efectivo da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, recordando que o aumento de efectivos teve o apoio de parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, designadamente Portugal, Brasil, Estados Unidos de América e a Rússia, países onde os novos elementos da Policia Judiciária estiveram em formação.

Voltando à situação na fronteira, o Nó Pintcha lança em manchete: «Primeira ronda negocial falha em Sao Domingos», adiantando que as Forças Armadas guineenses estão em estado de alerta máximo e que o Governo de Bissau reforçou a segurança na linha da fronteira norte com o Senegal, com vista a exercer maior controlo sobre o espaço fronteiriço, evitando que os rebeldes de Casamança utilizem o território nacional para atacar as tropas senegalesas.

Ainda o No Pintcha, lança na primeira página que a «Guiné-Bissau participa em hidroeléctricas de mais 1000 milhões de euros». De acordo com o Ministro da Energia e dos Recursos Naturais, que preside igualmente o Conselho de Ministros da OMVG (Projecto Energia da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia), o mesmo projecto vai avançar dentro de uma parceria público-privada.

Por sua vez, numa paginação quase que inédita, o Gazeta de Noticias ocupou toda a capa com a foto do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, num comentário assinado por Ibraim Haidará e que se intitula «Remodelação governamental em contagem decrescente. Quem sai, Quem fica?». O jornal recorre a um dos discursos de Carlos Gomes Júnior sobre esta mesma questão, em que o primeiro-ministro dizia que «A remodelação visa manter a credibilidade do país e manter a mesma dinâmica governativa, porque cada ano que passa, são novos desafios que enfrentamos e assim temos que caminhar, pouco a pouco, remodelar a equipa governativa».

Ainda no mesmo jornal pode ler-se: «Pesca ilegal. Navios piratas da Correia do Sul aprisionados nas águas nacionais». Ao pormenor, o semanário adianta que dois navios sul-coreanos, acompanhados de oitenta pirogas e pescadores senegaleses ao seu serviço, foram aprisionados recentemente pela Fiscalização e Controlo das Actividades de Pescas (FISCAP), quando praticavam pesca ilegal nas águas jurisdicionais guineenses.

O mesmo assunto mereceu destaque no Nó Pintcha que, numa outra perspectiva publica que «os postos de fiscalização marítima de Caravela, Bubaque e Orango-Zinho vão entrar em acção de fiscalização marítima a breve trecho. A garantia é do coordenador da Componente Pesca do Projecto de Gestão de Biodiversidade da Zona Costeira, projecto financiado pelo Banco Mundial e pela União Europeia».

Para terminar o olhar pela imprensa guineense, refere-se uma nota publicada pelo Diário Bissau: «Homem mais alto do mundo procura uma noiva». Sultam Kosen, de 26 anos, mede 2,46 metros e tem as maiores mãos (27,5cm) e os maiores pés (36,5cm) do planeta. Na Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, o gigante confessou que o «maior sonho é arranjar noiva e ter filhos». O recordista que tem de mandar fazer roupa e sapatos à medida, contou que se sente muito diferente das outras pessoas, mas que está orgulhoso do tamanho que tem.

Lassana Cassamá
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário