sábado, 21 de novembro de 2009

Comissão da ONU inicia inquérito sobre repressão na Guiné-Conakryi,

Mohamed Bedjaoui, Françoise Ngendahayo Kayiramirwa e Pramila Patten, os membros desta comissão, estarão na Guiné-Conakry de 25 de Novembro a 4 de Dezembro deste ano.


Conakry

Nova Iorque - A Comissão Internacional de Inquérito sobre a repressão violenta de 28 de Setembro último contra manifestantes desarmados na Guiné-Conakry está pronta para começar as suas investigações, indica um comunicado das Nações Unidas.

Segundo a nota difundida no termo de um encontro entre o Secretário- Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e os membros da referida Comissão, quarta-feira, em Nova Iorque, estes últimos devem visitar a Guiné-Conakry na próxima semana.

"Durante esta reunião, o Secretário-Geral pediu aos membors da Comissão para trabalhar de maneira independente na avaliação dos factos e fazer recomendações sobre os graus de responsabilidade", sublinha o comunicado.

Mohamed Bedjaoui, Françoise Ngendahayo Kayiramirwa e Pramila Patten, os membros desta comissão, estarão na Guiné-Conakry de 25 de Novembro a 4 de Dezembro deste ano.

Eles foram nomeados pelo Secretário-Geral da ONU em Outubro último para realizar o inquérito sobre as violações dos direitos humanos ocorridas a 28 de Setembro na capital guineense, Conakry, onde pelo menos 150 pessoas foram mortas, segundo as Nações Unidas.

Ban disse esperar que esta comissão termine o seu trabalho dentro de um mês.

O líder da Junta militar no poder na Guiné-Conakry, Moussa Dadis Camara, e o primeiro-ministro Kabinet Komara, comprometeram-se por escrito junto do Secretário-Geral da ONU que as autoridades do país iriam cooperar com a comisssão e facilitar o seu trabalho. As informações são da Panapres.

Sem comentários:

Enviar um comentário