segunda-feira, 16 de novembro de 2009

É preciso devolver a credibilidade às Forças Armadas - PR Malam Bacai Sanhá

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, disse que hoje, segunda-feira, que é preciso devolver credibilidade às Forças Armadas do país para evitar que as pessoas fujam quando se diz "vêm aí os militares", noticia a LUSA.

"Antes quando se falava dos militares todos nós batíamos palmas, sobre qualquer acção que tinham feito, mas agora quando se diz que vêm aí os militares o povo foge. É preciso devolver a credibilidade e confiança nas Forças Armadas", afirmou Malam Bacai Sanhá.

O chefe de Estado guineense falava na cerimónia de comemoração dos 45 anos de existência das Forças Armadas do país.

No discurso, Malam Bacai Sanhá reafirmou a sua determinação em trabalhar para que a Guiné-Bissau volte a ser um país "estável e respeitado no mundo", mas para que isso seja possível disse ser necessário que todos abracem o seu repto sobre o Pacto de Estabilidade Nacional.

"Queremos e esperamos que o nosso repto seja aceite e acolhido por todos os guineenses, para que haja estabilidade para que o governo de Carlos Gomes Junior, possa cumprir o que prometeu ao povo", afirmou Bacai Sanhá.

Malam Bacai Sanhá disse igualmente que as 'inventonas' de golpes de Estado irão acabar no país para que os cidadãos possam viver na tranquilidade e dentro da liberdade democrática de acção e pensamento, mas insistiu que deve haver disciplina.

"Também temos que ter disciplina. Vimos hoje aqui ministros a chegarem à cerimónia depois de o primeiro-ministro, presidente do Parlamento e Presidente da República já terem chegado. Isso tem que acabar", afirmou Malam Bacai Sanhá, recebendo palmas dos presentes na parada militar.

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) do país anunciou, por seu lado, a criação de uma página na Internet sobre a instituição, no âmbito da reforma e modernização da instituição, que pode ser consultada no endereço

"Já tive ocasião de dizer que estamos envolvidos e empenhados num processo de modernização das Forças Armadas, é nesse âmbito que temos agora o nosso site para a partilha de opiniões entre os militares e a sociedade civil", disse Zamora Induta.

Indagado sobre o sentimento das Forças Armadas, Induta afirmou que "os olhos (dos militares) falam por si".

Sem comentários:

Enviar um comentário