sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FBI vai mandar perito para apoiar investigações sobre assassínio

Bissau - O FBI vai enviar brevemente à Guiné-Bissau um investigador judicial para ajudar as autoridades guineenses nas investigações aos assassínios do ex-Presidente João Bernardo 'Nino' Vieira e do ex-chefe das Forças Armadas, anunciou hoje (quinta-feira) a Procuradoria-geral da República.

Uma nota de imprensa do gabinete do novo Procurador-geral guineense, Amine Saad, dá conta dessa disponibilidade do FBI manifestada quarta-feira ao procurador pelo chefe da delegação da polícia federal americana para a África Ocidental.

Thomas Relford reuniu-se com Amine Saad para lhe comunicar, entre outras coisas, a disponibilidade do FBI em enviar um magistrado judicial para apoiar as investigações aos assassínios de 'Nino' Vieira e Tagmé Na Waié, ambos mortos no dia 01 e 02 de Março, respectivamente, em circunstâncias ainda por esclarecer.

Na mesma reunião entre Amine Saad e Thomas Relford, estiveram presentes elementos do Comando Americano para África (Africom).

Além do apoio judicial, o responsável do FBI fez com o novo procurador guineense um ponto da situação em relação ao crime organizado, o narcotráfico e o branqueamento de capitais na Africa ocidental.

Thomas Relford adiantou que os Estados Unidos irão continuar com os apoios à Guiné-Bissau na luta contra esses flagelos.

Em resposta às informações e promessas de apoios do FBI e Africom, o procurador Amine Saad pediu formação, capacitação e especialização dos magistrados do Ministério Público bem como agentes da Polícia Judiciária para que possam melhor lidar e combater o crime organizado no país.

"Só com homens preparados poderemos combater a corrupção, o narcotráfico, branqueamento de capitais e outros crimes da sociedade guineense", defendeu Amine Saad.

De acordo com o Procurador-Geral da Guiné-Bissau, as novas autoridades políticas do país, designadamente o Presidente Malam Bacai Sanhá, "estão empenhadas em inverter a situação, restituindo dignidade ao país".

Em relação aos assassínios do ex-presidente 'Nino' Vieira e do ex-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, o novo procurador guineense afiançou aos responsáveis americanos a sua determinação em descobrir a verdade sobre as mortes das duas figuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário