segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fortalecer comércio via portos é meta

Para estreitar as relações entre os países de língua portuguesa, empresários do setor se reúnem, em Fortaleza

O comércio global (exportações e importações) entre o Brasil e os países parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aumentou 30% entre 2006 e 2007, tendo as importações crescido cerca de 120%, com destaque para os bens alimentares.

Para aprimorar ainda mais essa relação comercial, representantes dos principais portos pertencentes à CPLP - que reúne líderes empresariais de oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe Timor) - terão oportunidade de discutir a internacionalização do setor portuário durante o II Encontro de Portos da CPLP, que será realizado, amanhã (até o dia 3 de dezembro), no Marina Park Hotel, na Capital cearense.

O II Encontro de Portos tem o objetivo de estreitar relações comerciais e de cooperação entre os países lusófonos, além de empreender espaço para fortalecimento de parcerias, intercâmbios e trocas de conhecimento e experiências. A ideia é discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos, abordando assuntos como Segurança, Dragagem, Meio-Ambiente, Mercosul e Hidrovias.

Tendo como ponto de convergência a língua comum, o II Encontro de Portos da CPLP será promovido pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP).

O próprio ministro-chefe da SEP, Pedro Brito abrirá o evento, que também contará com a presença do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal, Antônio Mendonça e o presidente da Associação dos Portos de Portugal, João Pedro Matos Fernandes. Também participam presidentes e integrantes da administração dos principais portos das Américas, Europa, África e Ásia, além de representantes de Associações Internacionais de outros continentes.

Com uma costa de 8,5 mil quilômetros navegáveis, o Brasil possui um setor portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações.

Sem comentários:

Enviar um comentário