segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Galp Energia abre mais um posto de abastecimento em Guiné-Bissau

A empresa portuguesa também anunciou novos investimentos no país, sobretudo no setor das infra-estruturas de abastecimento.


Bissau - A Galp Energia, que possui 80 % da empresa guineense Petromar, inaugurou, no norte da Guiné-Bissau, um novo posto de abastecimento de combustível. A inauguração do posto de abastecimento de São Domingos é uma "prova de confiança no país, uma prova de confiança nos líderes políticos do país e uma prova de confiança no futuro face à crise", afirmou no final da cerimônia de inauguração Fernando Gomes, administrador-executivo da Galp.

"A Galp investiu aqui quatro milhões de francos cfa e criou mais uma dúzia de postos de trabalho", afirmou o ex-presidente da Câmara do Porto, sublinhando que a petrolífera portuguesa emprega diretamente na Guiné-Bissau mais de 120 pessoas.

Fernando Gomes disse também que mais investimentos estão previstos para o país, nomeadamente na área das infra-estruturas de abastecimento".

Segundo ele, a iniciativa é uma mais valia para a Guiné-Bissau porque aquelas infra-estruturas vão constituir também reservas estratégicas para a região.

Sublinhando que a Galp Energia privilegia os investimentos nos países onde Portugal se encontra tradicionalmente, Fernando Gomes anunciou que ao nível daquela sub-região a empresa portuguesa adquiriu "há muito pouco tempo todas as infra-estruturas de abastecimento na Gambia".

"A Galp através das suas filiadas está em Guiné-Bissau há mais de 50 anos e vai estar no futuro com uma posição cada vez mais forte", concluiu Fernando Gomes.

Na cerimônia de inauguração do novo posto de abastecimento esteve também o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, que afirmou que o governo cumpre o que prometeu durante a campanha eleitoral para as legislativas de 2008.

"Vamos ser capazes de trazer as melhores empresas para esta região". "A cooperação portuguesa tem demonstrado que, através das suas empresas, continuará a apostar na Guiné-Bissau e com isso querem demonstrar ao mundo que as pessoas interessadas em denegrir a imagem do país continuarão frustradas", sublinhou.

O primeiro-ministro lembrou também que tem uma moeda estável por pertencer à União Económica Monetária da África Ocidental e que os interessados em investir no país, que tem ainda recursos para explorar, podem ampliar o investimento a todos os Estados-Membros daquela união monetária.


Sem comentários:

Enviar um comentário