segunda-feira, 2 de novembro de 2009

José Zamora Induta desloca-se à fronteira com o Senegal


José Zamora Induta desloca-se à fronteira com o Senegal
2009-11-02 15:16:30
Bissau – O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, José Zamora Induta vai efectuar dia 4 de Novembro uma visita à fronteira norte da Guiné-Bissau com o Senegal.
A notícia foi avançada em exclusivo à PNN por uma fonte junto do Estado-Maior General das Forças Armadas. De acordo com a fonte, a deslocação de Zamora Induta à linha fronteiriça norte do país com a República do Senegal, visa averiguar a situação em que se encontram os elementos das Forças Armadas da Guiné-Bissau, recentemente deslocados para esta zona, no âmbito da controvérsia com as autoridades senegalesas.

Trata-se da primeira deslocação de Induta à fronteira que divide os dois países, desde que as autoridades nacionais colocaram em alerta na zona de Cabo Roxo o exército guineense, devido à ocupação de uma parcela do território nacional pelas Forças Armadas senegalesas.

Nas últimas semanas a situação na fronteira norte da Guiné-Bissau deu origem a contactos diplomáticos entre a Guiné-Bissau e o Senegal, chegando mesmo a ser dada como ultrapassada a questão, depois da deslocação do ministro do Estado e da Defesa do Senegal à capital guineense, que resultou na assinatura de um memorando de entendimento entre as partes.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário