sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Malam Bacai Sanhá-Guiné-Bissau vive período de estabilidade política

Bissau – O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que se vive actualmente na Guiné-Bissau um período de estabilidade política, cuja solidificação custou muito aos guineenses.
Malam Bacai Sanhá, prestou declarações aos jornalistas após o regresso ao país, depois da sua participação na Conferência da Organização Islâmica (OCI), que teve lugar em Istambul, na Turquia, no final da semana passada. Sanhá assegurou que «com este clima de acalmia que o país vive, é indispensável que a comunidade internacional continue a dar o seu apoio à Guiné-Bissau, de forma levar a bom termo planos do desenvolvimento do país».

À margem da conferência islâmica, Malam Bacai Sanhá disse ter mantido encontros com o primeiro-ministro da Guiné-Conacri, com quem abordou a situação político-militar no país vizinho, tendo sublinhado que foi convidado para efectuar uma visita a Conacri, não avançando a data da sua deslocação.

O chefe de Estado guineense informou ainda que no decorrer do encontro, a Guiné-Bissau foi convidada pela OCI para servir de mediador na crise na Guiné-Conacri. Sanhá disse que a Guiné-Bissau se sente honrada, tendo em conta que neste momento a crise conacri-guineense, está a ser mediada pelo Presidente do Burkina-Faso, Blaies Campaoré.

A nível interno, Malam Bacai Sanhá disse que o encontro em Istambul reabriu mais perspectivas de cooperação entre a Guiné-Bissau e os seus parceiros de desenvolvimento, cabendo agora ao Governo dar seguimento aos acordos reafirmados com os países membros da OCI.

Também no âmbito deste encontro, o Presidente da República manteve encontros com vários chefes de Estado e de Governo de alguns países presentes na conferência, incluído o Director do Banco Islâmico de Desenvolvimento. Bacai Sanhá avançou que este manifestou o interesse da sua instituição em continuar a apoiar Guiné-Bissau.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário