segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Presidente da República apela a uma boa governação

O Presidente da República Malam Bacai Sanhá, advertiu o Governo a não falhar na sua actuação, sob pena de frustrar as expectativas de desenvolvimento da Guiné-Bissau.
A observação do chefe de Estado guineense vem expressa no comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, que teve lugar este sábado, alargada aos secretários de Estado, e que foi presidida pelo próprio Malam Bacai Sanhá.

De acordo com o mesmo comunicado, o Presidente da República exortou ainda o Executivo sobre a necessidade de haver relações institucionais entre os órgãos de soberania, de forma a responder à altura do compromisso assumido perante o eleitorado.

No mesmo documento, lê-se ainda que é preciso dar sinais de desenvolvimento e que o país deve caminhar para a frente, pois estão reunidas condições para o efeito. «Temos condições materiais, recursos humanos e experiência acumulada que nos permite fazer algo positivo para este pais», refere o comunicado do colectivo governamental.

Esperançado na nova equipa governamental, Malam Bacai Sanhá, aconselhou os membros do Governo a emitir mensagens de encorajamento e de esperança, pois a Guiné-Bissau é um país viável.

A resolução de uma forma negociada do diferendo fronteiriço com a vizinha República do Senegal e acabar com o que chamou de «diz que diz», rumores e boatos entre titulares de órgãos de soberania são, entre outros, aspectos que mereceram a atenção do Presidente da República durante a reunião do Conselho de Ministros.

Um outro assunto que não escapou ao Chefe do Estado guineense, prende-se com o sector da Saúde que, de acordo com Malam Bacai Sanhá, se encontra numa situação «lamentável», onde ocorrem mortes em condições inaceitáveis.

A falta de infra-estruturas escolares, paz e estabilidade e a regularização da dívida interna foram também aspectos invocados pelo chefe do estado guineense.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário