sexta-feira, 27 de novembro de 2009

União Europeia analisa estratégias de reforma com autoridades do país

Bissau – Uma delegação da Comissão Europeia é aguardada a partir do dia 30 de Novembro na Guiné-Bissau para uma visita de trabalho de uma semana.
A missão desloca-se ao país com o objectivo de analisar, com o Governo, as estratégias de futuros compromissos a serem assumidos entre a União Europeia e as autoridades da Guiné-Bissau, no que diz respeito à questão de reforma nos sectores de Defesa e Segurança.

Segundo uma nota de imprensa tornada pública esta sexta-feira em Bissau pela missão da União Europeia para a Reforma do Sector de Segurança (EU SSR), depois desta visita, a delegação da União Europeia irá apresentar resultado da sua deslocação a Bissau, junto do Conselho Político e de Segurança da União Europeia em Bruxelas, no dia 19 de Janeiro do próximo ano.

Ainda de acordo com a mesma nota, no seguimento das recomendações que serão feitas por esta delegação, os Estados-membros da União Europeia irão decidir o futuro envolvimento da União no processo de reforma dos sectores da Defesa e Segurança em curso no país.

De acordo com o programa de visita, a delegação deverá manter vários encontros com responsáveis nacionais, nomeadamente o Presidente da República, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Primeiro-ministro, Procurador-geral da República, ministro da Defesa Nacional, ministro da Justiça, ministra do Interior e chefe do Estado-maior General das Forças Armadas.

A delegação deverá ainda reunir-se com os responsáveis do Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNOGBIS), da CEDEAO e alguns embaixadores de países da União Europeia e do Brasil com residência em Bissau.

Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário