sábado, 5 de dezembro de 2009

Advogados de Guiné-Bissau deixam Goiás neste sábado

Depois de 40 dias percorrendo escritórios de advocacia de Goiânia e participando de eventos da OAB-GO, os advogados guineenses Rufino Lopes, Mário Iala Mirandolino Có e Júlio António Mendonça encerram o período de intercâmbio em Goiás. Os três chegaram à capital no fim de outubro deste ano, por meio do Programa de Capacitação e Estágio Profissional, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério das Relações Exteriores, e foram recebidos pelo presidente da Seccional goiana, Miguel Ângelo Cançado. O programa pretende estreitar as relações culturais e sociais entre o Brasil e outros países, além de apresentar ao advogado visitante como funciona o sistema jurídico vigente. Os três deixam Goiás, rumo a Guiné-Bissau, neste sábado (5).

Os advogados guineenses participaram da sessão plenária da OAB-GO na última quarta-feira (2) e agradeceram ao Conselho Seccional pela oportunidade, pela receptividade e pela assessoria prestada a eles por servidores da instituição. Mário Iala, de 36 anos, se mostrou encantado com a estrutura da OAB-GO. "Visitamos todas as unidades da Seccional e conhecemos como ela funciona", disse o advogado, formado em Direito há quatro anos. "Tive a oportunidade de conversar com colegas de Cabo Verde, angolanos, moçambicanos, que estão conhecendo outras Seccionais, e verifiquei que a OAB-GO está à frente de todas", elogiou.

Rufino Lopes, de 26 anos, com dois dedicados à advocacia, destacou a dimensão da Seccional. "Vou me dedicar para fazer com que a Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau tenha sucesso como a daqui", afirmou. Júlio António Mendonça, de 35 anos, se formou em Direito em 2004. Em sua primeira experiência fora do País, ficou surpreso com o que viu em Goiás. "Nunca pensei em encontrar uma OAB tão bem organizada, com pessoas dinâmicas e uma estrutura magnífica", exclamou. "O espaço chamado CEL é um verdadeiro centro de recuperação psicológica de qualquer cidadão", elogiou ao se referir ao Centro de Cultura, Esporte e Lazer da advocacia goiana. Júlio Mendonça pretende retornar ao Brasil e cursar um mestrado em Goiás. Antes, quer colaborar para o crescimento da Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau, inspirado no que viu em Goiás.


Autor: Assessoria de Imprensa/Comunicação da OAB-GO

Sem comentários:

Enviar um comentário