segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Antigo Chefe de Estado-maior da Armada Guineense está na capital

Bissau – Bubo Na Tchutu está em Bissau desde as primeiras horas desta segunda-feira. O antigo Chefe de Estado-maior da Armada guineense «escapou» das autoridades gambianas.
O Governo guineense disse ter recebido a notícia com surpresa, tendo reunido de imediato com o Chefe de Estado-maior General das Forcas Armadas e o Procurador-geral da República, reunião da qual saiu um comunicado em que o Executivo manifesta a sua determinação em aplicar justiça, como forma de assegurar a estabilidade política e a paz social no respeito pelos princípios constitucionais e do estado de direito.

Segundo o Ministro da Defesa, Aristides Ocante, o Governo está em contacto com o escritório da ONU em Bissau, onde se encontra Bubo Na Tchutu, visando encontrar uma «solução» sobre o destino de José Américo Bubo Na Tchuto. Aristides Ocante afirmou que a presença do ex-Chefe de Estado-maior da Armada guineense no país não representa uma preocupação para as autoridades guineenses.

A grande interrogação que se coloca agora é saber como é que Bubu Na Tchuto conseguiu entrar no território guineense. O ministro guineense da Defesa reconheceu a fragilidade das fronteiras, tanto marítimas como terrestres mas disse que o problema das fronteiras não se limita apenas à Guiné-Bissau ou a África, também se regista noutras partes do mundo.

O chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior, tem um encontro esta segunda-feira com responsáveis da UNOGBIS (Escritório das Nações Unidas de Apoio à Consolidação da Paz na Guiné-Bissau), para analisar a situação que representa uma grande preocupação para as autoridades nacionais.

Lassana Cassamá
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário