sábado, 5 de dezembro de 2009

Audiência de Samba Djalo e «Ameaças Internas» em destaque

Bissau – A audiência de Samba Djalo, a visita de Gomes Cravinho à Guiné-Bissau e o documento «ameaças internas» foram destaque esta semana na imprensa guineense.
O Diário Bissau publicou uma caricatura em toda a largura da página em que Malam Bacai Sanhá e Carlos Gomes Júnior disputam Kumba Yala, líder do PRS, que apresenta um vestido e saltos-altos e caminha entre os dois. «Quem vai levar o véu e a grinalda?» é o título que apresenta o semanário adiantando que «tudo aponta que o país vive, de novo, ambiente impulsivo de cupido político entre as duas figuras políticas no poder e o líder da oposição, mas que pode acabar num amor latino ardil».

O jornal justifica que existe uma espécie de empate na correlação de forças no interior do partido fundado por Amílcar Cabral e que este empate, se prolonga ao parlamento. O Diário Bissau destaca ainda a audição do Coronel Samba Djalo, chefe da Divisão de Informação e Segurança Militar do Estado-Maior General das Forças Armadas, por parte do Ministério Público. «A audiência durou duas horas. Ouvido por dois magistrados do Ministério Público, o também director-adjunto dos Serviços de Informação de Estado (SIE), do Ministério do Interior, escusou-se a falar à imprensa do teor da audiência. Lembrou apenas aos jornalistas que o caso está agora na Justiça e que cabe à Justiça pronunciar-se sobre a matéria», adianta o semanário.

Sobre o mesmo assunto, o Gazeta de Notícias apresenta o título «Denúncia sobre riscos de instabilidade no PAIGC, Coronel Samba Djalo ouvido pelo Ministério Publico». Segundo esta publicação, tais riscos de instabilidade seriam protagonizados por alguns destacados dirigentes do partido no poder, que devido a «querelas internas» estariam alegadamente a tentar desafiar o seu presidente e chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior, com propósito de o afastar da liderança partidária através de um congresso extraordinário e, consequentemente, ditar a sua exoneração na chefia do Governo. «Estou à vontade, claro» respondeu o coronel Samba Djalo, quando questionado sobre o seu estado de espírito antes de abandonar as instalações do Ministério Público.

Ainda no Gazeta de Notícias é destacada a visita do Secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. O jornal adianta que Gomes Cravinho «levanta véu» sobre mesa redonda. «A mobilização da Comunidade Internacional depende da reforma no sector da Defesa e Segurança», alerta o Governante português, segundo o qual «há um pacote legislativo importante que está ser analisado pelo Governo neste momento, e penso que em breve, de acordo com as informações avançadas, esse pacote legislativo irá para a Assembleia».

Já o Nô Pintcha lança em manchete a entrevista com o Presidente da Câmara Municipal de Bissau. “A nossa aposta é mudar a imagem da cidade e proporcionar melhor oferta aos emigrantes», disse Armando Napoco. Segundo o Presidente da Câmara, os maiores responsáveis pelo Estado inoperacional da vereação da capital foram as sucessivas crises a que o país assistiu ao longo dos últimos dez anos. Napoco, em entrevista ao jornal estatal, falou da questão organizacional e funcional da cidade e também reflectiu sobre a cidade de Bissau, acrescentado que a Câmara Municipal de Bissau podia minimizar toda essa dificuldade se tivesse uma organização perfeita e uma direcção compacta.

O No Pintcha destaca ainda o encontro entre o Representante especial das Nações Unidas na Guiné-Bissau e o Presidente da República guineense. «UNOGBIS promete trabalhar para mudar a cara do país», foi título no semanário. Desenvolveu de seguida que a «UNOGBIS vai trabalhar no sentido de contribuir para a mudança da imagem negativa do país no panorama internacional assim como inverter a situação de um país de instabilidade para uma Guiné-Bissau de paz e sossego».

O Última Hora, com uma foto do chefe de Divisão de Informação e Segurança Militar do Estado-Maior General das Forcas Armadas, ouvido esta semana pelo MP, escreve na capa que «A Secretaria de Estado está preocupada com ‘rede’ de desvio de documentos no EMGFA e no Ministério do Interior». Segundo a secreta guineense, o mais preocupante, neste momento, é saber se um segundo documento, intitulado «ameaças externas» (que retrata o ponto de situação do motivo da crise na fronteira entre a Guiné-Bissau e Senegal), não está já na posse dos senegaleses. O documento em causa, considerado ultra-confidencial, tal como «Ameaças Internas» contém todos os detalhes da situação na fronteira, referente ao marco 184 que colocou em crise os dois países.

Outro assunto que mereceu uma abordagem no Última Hora, tem a ver com a proposta de Orçamento Geral do Estado, que vai ao Parlamento para ser discutido e, eventualmente, aprovado pelos deputados. «OGE em debate no ANP» foi o título escolhido pelo jornal. A proposta-lei do Orçamento Geral do Estado para 2010 começou a ser debatida no Parlamento. «O OGE é avaliado em 121 mil milhões de francos cfa, com um défice de 76 mil milhões, ressalva o Última Hora.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário