quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BISPOS AFRICANOS DENUNCIAM AUMENTO DA POBREZA EM SEUS PAÍSES

Dacar, 1° Dez (RV) - "Foram realizados grandes progressos, mas ainda restam as preocupações por causa das dificuldades e problemas que podem afetar o bem-estar das populações e o desenvolvimento integral das pessoas": é o que afirmam os bispos da Conferência Episcopal inter-territorial do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau no comunicado final da assembleia anual recentemente concluída em Kolda, no Senegal.

Com a ajuda de especialistas, os prelados avaliaram a situação social de seus países e reconheceram como progressos inegáveis as melhorias no campo da democracia e do desenvolvimento humano.

Entre os problemas mais graves os bispos ressaltam no documento o aumento da pobreza por causa da falta de uma real educação política, social, agrícola e industrial, os compromissos não mantidos pelos políticos, a corrupção, insegurança, aumento da instabilidade política que impede a reconciliação, a justiça, a paz e o desenvolvimento.

Segundo a nota, os bispos refletiram sobre as proposições finais da Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano, em outubro passado, e sobre a Carta Pastoral para a Quaresma 2010 intitulada "Quaresma cristã, caminho de fidelidade. Fidelidade a Cristo, fidelidade ao sacerdócio".

Os prelados avaliaram também o andamento do Ano Sacerdotal e convidam os sacerdotes a aprofundar a beleza do sacerdócio e os fiéis leigos a tomarem consciência do sacerdócio régio.

O cardeal-arcebispo de Dacar, Théodore Adrien Sarr, na missa conclusiva, exortou os fiéis a cultivarem o espírito de harmonia e paz na vida social e recordou aos políticos que eles estão no poder a serviço do bem comum. (MJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário