quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bissau e Conakry placas giratórias do tráfico de drogas

Bissau- O chefe da agência das Nações Unidas de Combate às Drogas, UNODC, alertou que a região africana do Sahel se transformou num novo centro para o tráfico de drogas.

António Maria Costa disse que o tráfico generalizado de estupefacientes ilegais está a ajudar a financiar grupos rebeldes e radicais.

Costa disse que o transporte de cocaína para a África Ocidental e de heroína para a África de Leste parecia ter como ponto de trânsito o deserto do Sahara.

Falando perante o Conselho de Segurança da ONU, ele disse ser assustador que as ligações entre drogas, crime e terrorismo tivessem sido descobertas por mero acaso.

Tudo aconteceu quando um avião que transportava 10 toneladas de drogas da Venezuela caíu no Mali, no mês passado.

Segundo ele, isso era indicativo que estavam a ser criadas novas rotas de tráfico em países como o Tchad, o Níger e o Mali.

"No passado, África - apesar de tantas outras tragédias - nunca teve um problema com drogas. Hoje, atacado por todos os lados, o continente enfrenta um problema severo e complexo.

"Não se trata apenas do tráfico e da produção de drogas, mas também do seu consumo. São inevitáveis sérias consequências em termos de saúde, desenvolvimento e segurança."

António Maria Costa expressou-se particularmente preocupado em relação a dois países da África Ocidental.

"A África Ocidental, em particular a Guiné-Bissau, recebeu muita atenção do Conselho de Segurança, por causa das 50 ou 60 toneladas de cocaína traficadas pela região nos últimos anos.

"A recente descoberta de sete laboratórios na Guiné-Conacri é prova de que a África Ocidental se está também a transformar numa produtora de drogas sintéticas, anfetaminas e cocaína cristalizada, refinada a partir da cocaína em bruto."

António Maria Costa disse que grandes quantidades de drogas, como a heroína e a cocaína, estavam a ser fornecidas por "terroristas e forças anti-governamentais" em toda a região do n Sahel.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse ao Conselho de Segurança que o tráfico de drogas estava a afectar os esforços de manutenção da paz no Afeganistão, no Haiti, na Guiné-Bissau e noutros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário