sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Instituto Piaget instala universidade na Guiné-Bissau

Bissau – A Universidade Jean Piaget vai iniciar o seu ano propedêutico na Guiné-Bissau a partir do dia 15 de Janeiro 2010 com 5 unidades de Ciências.
Ciências da Saúde e do Ambiente, Tecnologias, Ciência Política da Educação e do Comportamento, assim como unidade de Ciência Económica e Empresarial, além das disciplinas comuns da Universidade Jean Piaget.

No anúncio das actividades académicas desta universidade, situada na Avenida Don Settimio Arturo Ferrazeta, junto às instalações do Liceu Politécnico da Aldeia SOS, o Presidente da Comissão instaladora da Universidade «Jean Piaget» da Guiné-Bissau, Fernando Gonçalves, assinou esta quarta-feira um acordo de parceria com o Director Nacional das Aldeias de Crianças da Guiné-Bissau, Nelson Medina.

Na cerimónia, Fernando Gonçalves disse à semelhança de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil, o Instituto Piaget vai actuar na Guiné-Bissau com construção de instalações próprias, situadas no Bairro de Antula nos arredores da capital. Os projectos estão concluídos com os seus respectivos financiamentos, aguardando apenas a promulgação do decreto do Governo que reconhecerá a Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau como instituição da utilidade pública.

Em termos de funcionamento, Fernando Gonçalves sublinhou que este estabelecimento do ensino superior vai contar com áreas de actividades pedagógicas com a capacidade de albergar dez faculdades que serão criadas, nas áreas da saúde, engenharia e cinco faculdades de humanísticas Uma área será destinada às actividades desportivas e saúde com a construção de um hospital universitário.

No capítulo da gestão financeira, Fernando Gonçalves informou que todos os recursos capazes de gerarem rendimentos serão reinvestidos na Guiné-Bissau.

O Presidente da Comissão instaladora da Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau disse ainda que vai promover o desenvolvimento social através de parcerias e protocolos com base na formação e a promoção da cidadania. Fernando Gonçalves adiantou também que a sua instituição já fez parcerias internacionais nos países de língua portuguesa.

Além dos países lusófonos, o Instituto Piaget pretende instalar universidades em Espanha e Polónia para promoção de intercâmbios através de docentes, controlo e supervisão de programas, estágios pós graduações, mestrados, doutoramento e especialidades nas suas respectivas áreas de formações.


Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário