quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Câmaras de Comércio guineense e cabo-verdiana assinam protocolos para parcerias de negócios

Bissau - As Câmaras do Comércio da Guiné-Bissau e das ilhas cabo-verdianas de Barlavento e Sotavento rubricaram hoje, terça-feira, acordos para futuras parcerias de negócios entre os empresários dos dois países.

O acordo foi assinado numa unidade hoteleira em Bissau pelos presidentes da Câmara do Comércio da Guiné-Bissau, Braima Camará, do Sotavento cabo-verdiano, Paulo Lima, e do Barlavento, Manuel Monteiro.
Agricultura, construção civil e serviços são as áreas, para já, identificadas para potenciais negócios entre os empresários dos dois países, devendo os respectivos Governos trabalhar no sentido de criar as condições para a materialização do acordo.

Presente na assinatura do acordo, o secretário de Estado da Economia cabo-verdiano, Humberto Brito, afirmou que a parceria entre os empresários vai no sentido da "elevação das relações empresariais ao nível das relações político-diplomaticas" existentes entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau.
Humberto Brito defendeu que é interesse dos dois Governos ajudar os empresários para que as intenções passem aos actos, pelo que, assinalou, a existência de voos entre as duas capitais vai nesse sentido.

O secretário de Estado cabo-verdiano considerou também ser necessário estudar a possibilidade de se instituir uma ligação marítima entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau para o transporte de "produtos que não possam ser transportados via área" e rentabilizar ainda mais as parcerias empresariais.

A existência de uma ligação marítima entre os dois países é considerada "essencial" pelos responsáveis das Câmaras de Comércio.
Os representantes cabo-verdianos aproveitaram ainda a deslocação a Bissau para contactaram com empresários guineenses, após terem participado na semana de negócios da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que decorreu em Bissau entre 07 e 14 de Dezembro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário