sábado, 19 de dezembro de 2009

França concede ajuda orçamental de três milhões de euros

Bissau - A França concedeu sexta-feira à Guiné-Bissau uma ajuda orçamental de três milhões de euros, para o pagamento de salários e gratificações dos funcionários da Saúde e Educação, bem como de dívidas do Governo.


O acordo de financiamento foi rubricado entre o ministro das Finanças guineense, Mário Vaz, e o embaixador da França em Bissau, Jean François Parot, tendo este considerado que o gesto traduz "o reconhecimento e a confiança do seu país nos esforços do Governo" guineense.


"A França acompanha a Guiné-Bissau desde a sua independência e reitera hoje a sua solidariedade e a sua confiança neste país. É uma questão de justiça para um povo que deu prova nas últimas eleições presidenciais da sua maturidade e vontade de progredir", disse o embaixador francês.


Ainda de acordo com François Parot, a França congratula-se com o desempenho macroeconómico do actual Governo da Guiné-Bissau, facto que, disse, foi sublinhado na última avaliação do FMI às contas do país.


Para demonstrar a sua satisfação, a França não só cumpriu a promessa de ajuda orçamental para 2009 como aumentou em um milhão de euros esse apoio.


Por seu turno, o ministro Mário Vaz enalteceu a cooperação e as ajudas que o Governo tem recebido da França, mas notou que "as dificuldades de tesouraria ainda não acabaram".

"Só a dívida do Estado para com a banca comercial no país é de cerca de 14 mil milhões de francos CFA (21,3 milhões de euros). Portanto, a ajuda que hoje recebemos, no que
concerne ao pagamento da dívida com banca é uma gota de água no oceano", afirmou Mário Vaz, referindo-se ao facto de parte da ajuda francesa se destinar ao pagamento a bancos comerciais.


Presente na cerimónia de assinatura do financiamento francês, o ministro da Saúde Pública guineense, Camilo Simões Pereira, disse à Lusa que o dinheiro irá ajudar a resolver o problema dos trabalhadores do sector, que nos últimos dias tem registado uma vaga de greves.

Sem comentários:

Enviar um comentário