terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guiné-Bissau: Clubes boicotam federação por desrespeito dos estatutos

Os principais clubes de futebol da Guiné-Bissau boicotaram o início da época futebolística no país, que devia ter começado no fim-de-semana, por discordarem da actuação da direcção da federação que acusam de desrespeito dos estatutos.

Em conferência de imprensa, o porta-voz dos clubes, Arnaldo Silva, também presidente do Sporting Clube da Guiné-Bissau, disse que a actuação da direcção da federação guineense “está a matar paulatinamente o futebol” da Guiné-Bissau.

Para mostrar o seu desagrado, os clubes recusaram participar em qualquer prova organizada pela Federação.

O jogo da Super Taça da Guiné-Bissau que devia ter colocado sábado frente-a-frente o “Balantas” de Mansoa, campeão nacional, contra o Benfica de Bissau não se realizou.

O jogo marcava o início da nova época futebolística.

O clube campeão da Guiné-Bissau, “Balantas” de Mansoa, não marcou presença no local do jogo, consequentemente foi atribuído o troféu ao Benfica de Bissau que se deslocou ao estádio.

O Benfica de Bissau não subscreveu a carta aberta dos clubes que contestam a actuação da Federação de futebol guineense.

Existem na Guiné-Bissau, entre a 1ª, 2ª e 3ª divisão, 42 clubes de futebol, 24 dos quais subscreveram a carta de boicote às actividades da Federação.

Os clubes acusam a direcção da Federação de não respeitar os estatutos da instituição por não ter sido realizado “há três épocas seguidas” o Congresso que antecede o início de cada época.

O Congresso serve para fazer balanço das actividades e analisar as contas da Federação.

Segundo o porta-voz dos clubes guineenses, a insatisfação deve ser agora encaminhada para a FIFA e a Confederação Africana de Futebol (CAF) “para que se saiba o que se passa no futebol guineense”.

O campeonato de futebol deve ter início no dia 11, mas oito dos 10 clubes da primeira divisão já anunciaram que não vão participar na prova, enquanto não houver respeito pelos estatutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário