segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Humanitarius já tem um contentor com donativos para a Guiné-Bissau

FotoFoto

Os quatros expedicionários da associação Humanitarius partem para a Guiné-Bissau, em África, no início do próximo ano, para fazer um percurso que já lhes é bem familiar.

São 5500 quilómetros, com partida marcada para o Algarve, seguindo pelo Sul de Espanha até Tarifa, onde embarcam no ferry com destino a Marrocos, no Norte de África, continuando pelo Sahara Ocidental, Mauritânia e Senegal. Após a longa viagem, os algarvios entrarão na Guiné-Bissau por Gabú.

Na bagagem levam muitos donativos para os mais carenciados. No entanto, ao contrário das expedições anteriores, que se realizam desde 2007, não irão sozinhos.

João Almeida, coordenador dos projectos da Humanitarius e um dos voluntários que se tem aventurado pela acção, disse ao «barlavento» que, além de Helena Duarte (apoio social), Elisabeth Leal (Saúde Alerta) e Carla Hugman (Alicerces), «seguirão duas viaturas de acompanhamento em Turismo Solidário que não estão vinculadas à associação e voluntários da Madeira, que chegam a Portimão no navio Naviera Armas, seguindo em dois jipes e quatro motos para levar material escolar num projecto independente e autónomo».

E com a partida em contagem decrescente, a Humanitarius já conseguiu diversos donativos como «equipamentos de suporte clínico, duas incubadoras, camas articuladas, aparelhos de ventilação, kits de primeiros-socorros, computadores, roupa, calçado, brinquedos, instrumentos musicais e material escolar», avançou ao «barlavento» João Almeida.

Ainda faltam, porém, muitos donativos para preencher o cabaz que já conta com algumas toneladas, como roupa de criança e bebé, farinhas, leite em pó, bolachas, massas alimentícias, lençóis, cobertas e tintas. A novidade é que quem quiser ajudar com dinheiro pode fazê-lo através da conta 0045.7192.4022.5544.0528.9, no Crédito Agrícola (CA), em nome da Humanitarius.

Por sua vez, o objectivo da próxima expedição é, segundo o coordenador de projectos, «muito diferente, pois a Humanitarius conferiu a duas ONG locais, acreditadas pela Cooperação Portuguesa, a continuidade futura de alguns projectos, através de protocolos pré-estabelecidos», afirmou.

Ainda assim, no âmbito do projecto raiz «Alicerce XXI», os algarvios entregarão equipamentos e as duas incubadoras ao hospital de Comura, «material de apoio médico ao Centro de Cuidados Primários de Saúde de Buba e Pediatria do Hospital Simão Mendes, material escolar e didáctico ao Centro Comunitário Infantil de Buba e donativos à Associação de Cegos AGRICE» (Bengala Branca e orfanato Abelha Obreira).

Esta é formada por jovens cegos e tira crianças invisuais das ruas, para lhes dar formação profissional em artesanato, música e alfabetização. No caso desta associação «inclui-se a entrega de instrumentos musicais num projecto da nossa colaboradora Clara Hugman», acrescentou o coordenador.

Ficam, contudo, muitas lacunas por preencher, pois a associação ainda necessita muito de livros em Braille e computadores adaptados.

Por via marítima segue também uma ambulância, doada pela Associação Humanitária de Ambulâncias de Quarteira, que ficará à responsabilidade da Rede Ajuda (ONG parceira da Humanitarius).

Como os algarvios vão permanecer 15 dias na Guiné-Bissau, Elisabeth Leal (Cruz Vermelha) terá tempo de dar formação piloto a escolas do interior do país, sobre higiene, salubridade, cuidados primários no socorro.

Resta agora esperar por mais donativos que permitam encher outro contentor com material para ajudar os mais carenciados daquele país africano.

27 de Dezembro de 2009 | 09:58
ana sofia varela

Sem comentários:

Enviar um comentário