sábado, 5 de dezembro de 2009

Judiciária portuguesa dá formação em Bissau

Bissau – O director-geral da Polícia Judiciária (PJ) português revelou esta sexta-feira em Bissau, que nos últimos cinco anos, apreendeu mais de 60 milhões de euros resultantes das actividades ilícitas.
Almeida Rodrigues, o director-geral da Polícia Judiciária portuguesa, que falava aos jornalistas na cerimónia de encerramento de segundo curso de formação de Agentes Auxiliares de Investigação Criminal e dos elementos de segurança interna da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, adiantou que entre estas apreensões foram igualmente capturados mais de cinquenta automóveis, três aeronaves e seis dezenas de navios, alem de inúmeras quantidades de droga.

Para fazer face a esta situação, o responsável máximo da PJ portuguesa adiantou que é indispensável apostar numa polícia de investigação criminal. Disse ainda que foi desta forma que a PJ portuguesa conseguiu privar organizações internacionais de lucros ilícitos que poderiam pôr em perigo os princípios de estado de direito.

Olhando para o futuro, Almeida Rodrigues garantiu a Lucinda Gomes Barbosa Aukharie, directora da PJ guineense, o total apoio da PJ portuguesa no combate ao crime organizado. «Não podemos ficar parados, porque não temos meios ideais aliás, nunca nenhuma polícia tem», frisou Almeida Rodrigues.
Neste sentido, o mesmo responsável adiantou que é com a autoridade moral que a PJ pode combater crimes em qualquer parte do mundo.

De referir que o curso de formação que agora termina foi ministrado pelos técnicos da Polícia Judiciária portuguesa durante três meses e nele participaram 47 agentes auxiliares da PJ da Guiné-Bissau e 26 elementos da segurança interna da PJ, no âmbito da cooperação técnica entre Portugal e Guiné-Bissau.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário