terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Malam Bacai Sanha afirma que vai regressar em breve à Guiné-Bissau

Paris – O presidente guineense, Malam Bacai Sanha, deu uma conferência de imprensa em Paris onde garantiu que «está bem» e em breve vai regressar à Guiné-Bissau. Na próxima terça-feira deverá deixar a França rumo às Canárias.
«Graças a Deus e graças à contribuição de muitas entidades internacionais, estamos aqui para vos dizer que estamos a recuperar, pouco a pouco, o nosso estado de saúde» disse Malam Bacai Sanha na abertura da conferência de imprensa num hotel em Paris, adiantando que já não é «um doente hospitalizado, mas em convalescença».

Sem explicar claramente os motivos da sua súbita hospitalização, Bacai Sanha avançou que teve uma «quebra brusca de hemoglobina» considerando que o seu problema de diabetes pode ter sido um elemento agravante, mas «não a causa». O presidente guineense esquivou-se das questões sobre a solidez do seu estado de saúde, argumento de ataque dos seus rivais durante a campanha eleitoral, limitando-se a dizer: «neste momento sinto-me bem».

Malam Bacai Sanha afirmou que está preocupado com a situação na Guiné Conacri, mas rejeita que a instabilidade no país vizinho poderá alastrar-se à Guiné Bissau. Relativamente à tensão na fronteira com o Senegal o presidente guineense afirmou que a «situação está bastante melhor» e acrescenta que «dizer que nada existe não é verdade, mas não pioraram, estamos a trabalhar em conjunto», disse. Sobre o reforço de tropas guineenses e senegalesas na fronteira, Bacai Sanha garante que foi «para o interesse dos dois países e decidido entre a Guiné Bissau e Senegal devido aos problemas na Casamança».

Fonte próxima do presidente guineense disse à PNN que Malam Bacai Sanha poderá deixar a França na próxima terça-feira, 22 de Dezembro. Ficará em repouso durante cinco dias nas Canárias, podendo regressar à Guiné Bissau poucos dias antes do fim do ano

Sem comentários:

Enviar um comentário