quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PR da Guiné-Bissau sofreu doença súbita

Malam Bacai Sanhá, Presidente da Guiné-Bissau
O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, sofreu, ao que tudo indica, uma crise dediabetes e está em Dacar, à espera de ser transferido para Paris. A visita oficial a Lisboa fica assim adiada.

Uma crise de diabetes terá estado na origem da evacuação, durante a manhã de hoje, do Presidente da República (PR) da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, para Dacar.

As complicações do estado de saúde do Chefe de Estado guineense impediram-no de se deslocar à capital portuguesa num Falcon posto à sua disposição por Lisboa, para uma visita oficial de dois dias, que teria início amanhã.

Informações apuradas inicialmente, davam conta de que o estado de saúde de Malam Bacai seria grave e que o PR deveria seguir de Dacar para Paris quando estivesse em condições de suportar a viagem. No entanto, um comunicado divulgado pela presidência guineense indica que "os diagnósticos preliminares não revelaram elementos de preocupação".

O porta-voz da presidência guineense, Agnelo Regalla, não explica as causas da "súbita indisposição" de Malam Bacai, mas em Bissau circulam rumores de que o chefe de Estado sofre de problemas de tensão arterial e de uma subida de açúcar no sangue.

O Palácio de Belém emitiu, entretanto, um comunicado a dar conta do adiamento da visita oficial, "a pedido das autoridades guineenses, por razões de saúde do Presidente Malam Bacai Sanhá".

Malam Bacai Sanhá foi investido no cargo a 8 de Setembro último, depois de ter ganho as presidenciais antecipadas a 26 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário