quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cabo Verde: Chefe de Estado exige reflexão sobre a onda de criminalidade

Praia - O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, defende a necessidade da criação de um Gabinete de Estudos na Direcção da Polícia Nacional para dar resposta ao aumento da criminalidade.
O Chefe de Estado mostrou-se preocupado com a onda da criminalidade juvenil que assola um pouco por todo o pais, motivada pelas sucessivas brigas que levam à morte de vários elementos dos grupos denominados «thugs» nos diversos bairros das principais cidades cabo-verdianas.

Pedro Pires afirma ser necessário reflectir sobre este fenómeno e encontrar respostas para o aumento da criminalidade, particularmente na altura do fim de ano.

Ainda assim, considera que factores de ordem sociológica e cultural, condições sociais e de habitação e modos de socialização da juventude não devem ser ignorados nesta reflexão sobre a criminalidade que grassa no país.

O Presidente da República reconheceu os progressos que esta entidade policial regista na sua actuação no combate à criminalidade, mas sublinhou que ainda é preciso encontrar a resposta sobre o porquê do pico destes acontecimentos, essencialmente nos últimos tempos.

Para o Chefe de Estado não restam dúvidas de que os culpados devem ser punidos, mas alerta para que muito mais do que a punição, deve ser igualmente necessário introduzir outros factores de apreciação na busca das respostas.

Adverte também para a urgência de conhecer melhor as diversas tipologias de crimes mais frequentes e as suas motivações, os perfis dos delinquentes e até para a adopção de medidas de antecipação. Para isto, chama a atenção para uma preocupação constante com a elevação da capacitação progressiva e permanente dos recursos humanos, que integram a Polícia Nacional, com vista à sua eficácia e eficiência.

Nos últimos tempos os principais centros urbanos do país, sobretudo as cidades da Praia (com maior violência), do Mindelo e a ilha do Sal têm vindo a ser fustigadas pelo fenómeno «thugs», provocando guerras entre grupos de diversos bairros que já fizeram dezenas de vítimas.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário