sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Clubes acusam federação de gestão danosa dos seus fundos

Os clubes de futebol da Guiné-Bissau entregaram esta quinta-feira ao Procurador-Geral da República uma denúncia de alegada gestão danosa dos fundos da Federação, disse hoje o porta-voz dos clubes, Paulo Mendonça.

Segundo este responsável, os clubes "esgotaram todas as vias do diálogo" com o Comité Executivo da Federação de futebol, dirigida por José Medina Lobato, e por isso decidiram avançar para a justiça, pedindo a intervenção da Procuradoria.

"Por terem esgotado todos os mecanismos internos, todas as vias do diálogo, a nível da Federação e até a intervenção do Governo fracassou na tentativa de mediação, os clubes acharam que devem recorrer ao titular da acção penal, o Ministério Público", declarou Paulo Mendonça.

De acordo com o porta-voz dos clubes, a Federação, "além de gerir mal e de forma danosa" os fundos doados pela FIFA e outras instituições, recusa-se a respeitar os estatutos, no que concerne a prestação de contas aos associados".

"Estamos no terceiro ano consecutivo sem a realização do Congresso (Assembleia-Geral), sem aprovação das contas, orçamentos e planos de actividades da Federação", assinalou Paulo Mendonça.

Os clubes do futebol guineense esperam agora a intervenção da Procuradoria e ainda uma tomada de posição da FIFA, principal financiadora do desporto-rei da Guiné-Bissau.

Anualmente, a FIFA dá à Federação da Guiné-Bissau 250 mil dólares americanos para o fomento do futebol.

Actualmente regista-se um braço-de-ferro entre os clubes da primeira divisão e a Federação e, por esse motivo, as provas oficiais que deviam ter início em Dezembro passado não começaram.

O presidente da Federação, José Medina Lobato, disse que só irá reagir à situação após reunir todos os pormenores.

Sem comentários:

Enviar um comentário