terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Delegação do BAD no país para avaliar projectos e apoiar governo

Bissau - Uma delegação do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) iniciou hoje, segunda-feira, uma visita de três dias à Guiné-Bissau para contactos com as autoridades e avaliação dos projectos financiados por aquela instituição, disse fonte governamental.

Segundo fonte do ministério da Economia e Integração Regional, a delegação do BAD, chefiada pelo director das operações para África Ocidental, Frank Perrault, iniciou hoje reuniões com as autoridades guineenses.

Em declarações aos jornalistas, Frank Parrault afirmou que o BAD irá manter e reforçar os apoios à Guiné-Bissau e que vai enviar uma equipa técnica para apoiar o Ministério das Finanças na elaboração do programa de assistência pós-conflito a assinar com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O responsável do BAD salientou igualmente que a sua instituição está em Bissau para estudar as modalidades e as necessidades financeiras do país e desta forma "equacionar que tipo de desembolso será dado à Guiné-Bissau".

A seguir à União Europeia (UE) o BAD é o parceiro multilateral que mais apoio financeiro concede à Guiné-Bissau, tendo neste momento projectos nas áreas de construção do primeiro porto de pesca do país, recuperação do principal hospital da Guiné-Bissau (o Simão Mendes, em Bissau).

A construção e reparação de escolas, reforço de capacidade do pessoal da administração pública e apoio orçamental directo consta também nas acções de parceria.

Sem comentários:

Enviar um comentário