sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Delegação do Hospital de São João visita o país


Bissau – Uma delegação do Hospital de São João, em Portugal, iniciou esta quinta-feira uma visita de cinco dias à Guiné-Bissau.
A notícia foi anunciada pelo Ministério da Saúde guineense, que adianta que a referida delegação é chefiada pelo presidente do Conselho de Administração do referido hospital, Professor Doutor António Luís Ferreira.

Segundo o Ministério da Saúde, com esta visita estão abertas as possibilidades de Portugal aumentar o número de instituições sanitárias dispostas a acolher pacientes provenientes da Guiné-Bissau e que não conseguem ser tratados a nível local. O reforço da cooperação técnico-sanitária entre a Guiné-Bissau e Portugal, são entre outras, perspectivas que estão na agenda das delegações dos dois países.

Durante a visita, o presidente do Conselho de Administração do Hospital do São João, no Porto vai manter encontros com as autoridades sanitárias do país, nomeadamente o ministro da Saúde, Camilo Simões Pereira, e a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Adiatu Djalo Nandigna. António Luís Ferreira, tem ainda encontro marcado com o Bispo de Bissau, Dom José Camnate Na Bissign.

A visita à célula da Faculdade de Medicina de Bissau, Hospital Nacional Simão Mendes, Instituto Nacional da Saúde, e o Laboratório de Saúde Pública da Guiné-Bissau, fazem ainda parte da agenda de Luís Ferreira.

A delegação do Hospital de São João, tem igualmente deslocação marcada para a Região de Oio, concretamente à cidade de Mansoa, no Norte da Guiné-Bissau, à Clínica Pediátrica de Bôr e de Cumura, situadas na Região de Biombo, também no Norte do país, e uma deslocação à cidade de Buba, na Região de Quinara, no Sul da Guiné-Bissau, com paragem no Centro de Formação de Enfermeiros de Nhala.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário