terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Guiné-Bissau e UNICEF assinaram protocolo para financiamento nas áreas da saúde e higiene

O governo da Guiné-Bissau e a UNICEF rubricaram esta segunda-feira um protocolo de financiamento orçado em mais de 1,5 milhões de dólares para as áreas da saúde, higiene das crianças e fornecimento de água potável.


O acordo de financiamento foi rubricado entre o secretário de Estado da Energia da Guiné-Bissau, Wasna Danfa, e pelo representante da UNICEF (Fundo da ONU para a Infância), Geoff Wiffin, e visa disponibilizar ao governo 1,5 milhões de dólares para financiar acções que possam levar à mudança de comportamento sobretudo das crianças em idade escolar.

Fazer com que os alunos passem a lavar as mãos regularmente, sensibilizá-los sobre a importância do uso das casas de banho, bem como o consumo de água apropriada são os objectivos imediatos visados no protocolo hoje rubricado.

É intenção da UNICEF aumentar em cerca de 20 por cento em todo o território nacional a proporção da população com práticas de higiene recomendáveis para a saúde base.

No entender do representante da UNICEF na Guiné-Bissau, a "mudança de comportamento" poderá ajudar a reduzir a mortalidade e morbilidade das crianças até os cinco anos de idade.

As medidas vão ser aplicadas em 650 escolas, onde serão construídos poços de água, casas de banho e centros de saúde.

Segundo o representante da UNICEF em Bissau, tudo o que está ser feito visa também prevenir o surto de cólera (doença endémica no país), que em 2008 provocou a morte a mais de 200 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário