quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Guiné-Bissau e Unicef fomentam práticas de higiene básica

Bissau – O Governo guineense e a Unicef assinaram esta segunda-feira um acordo de financiamento para as áreas da saúde, higiene das crianças e fornecimento de água potável.
O acordo, assinado pelo secretário de Estado da Energia da Guiné-Bissau, Wasna Danfa, e pelo representante da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Geoff Wiffin (na foto), prevê um financiamento no valor de 1,5 milhões de dólares e terá a duração de um ano.

O objectivo da acção é aumentar o número de pessoas com práticas de higiene básica interiorizadas. É intenção da Unicef aumentar em cerca de 20 por cento do território da Guiné-Bissau a população dotada de práticas de higiene recomendáveis para a saúde básica.

O financiamento vai levar a cabo acções que possam levar à mudança de comportamento sobretudo das crianças em idade escolar. O programa será desenvolvido em 650 escolas e serão construídos poços, casas de banho e também centros de saúde.

Na cerimónia da assinatura do acordo, o Representante de Unicef na Guiné-Bissau, garantiu que a agência das Nações Unidas vai continuar o seu apoio às crianças guineenses e também ao processo de saneamento básico no país.

De recordar, que o problema do saneamento básico, tem sido uma das preocupações das autoridades nacionais guineenses, razão pela qual o executivo tem multiplicado os esforços nos contactos com os seus parceiros internacionais, de forma à atenuar a situação.

A serem conseguidas, as «alterações de comportamento» poderão ajudar a reduzir a mortalidade e morbilidade das crianças até os cinco anos de idade.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário