sábado, 16 de janeiro de 2010

Maria Luísa Viotti visita o país

Bissau – A Presidente da Configuração Especifica da Comissão das Nações Unidas para a consolidação da paz na Guiné-Bissau, Maria Luísa Viotti, visita a Guiné-Bissau, de 18 a 21 de Janeiro.
A notícia foi avançada esta quinta-feira em Bissau, num comunicado de imprensa do Gabinete Integrado das Nações Unidas de Apoio à Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

A deslocação da diplomata brasileira à Guiné-Bissau enquadra-se na sequência da aprovação, pelo Comité Nacional de Pilotagem do Fundo para a Consolidação da Paz, do exercício de revisão do quadro estratégico da solidificação da paz para a Guiné-Bissau.

De acordo com o UNIOGBIS, a visita da Comissão para a Consolidação da Paz das Nações Unidas tem como objectivo discutir com as autoridades nacionais e com os principais actores envolvidos no processo de reafirmação da paz na Guiné-Bissau, as prioridades das actividades da Comissão para a Consolidação da Paz das Nações Unidas para ano 2010.

Na sua deslocação ao país, Luísa Viotti é acompanhada por representantes diplomáticos, conselheiros e responsáveis do escritório de apoio à consolidação da paz, que irão manter encontros com autoridades nacionais e líderes religiosos, assim como com os representantes da comunidade internacional na Guiné-Bissau.

Segundo as Nações Unidas, a Comissão para a Consolidação da Paz é um órgão inter-governamental do Conselho da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança das Nações Unidas, criado em 2005 com a finalidade de apoiar os esforços das pessoas envolvidas no processo de consolidação da paz nos países em situação de pós-conflito, através da formulação e coordenação das estratégias integradas e da mobilização de recursos técnicos e financeiros.

A Guiné-Bissau integrou a agenda desta comissão em finais de 2007 e, neste quadro, beneficiou em 2008, de 6 milhões de dólares, para a implementação de projectos de reabilitação das casernas militares, de emprego jovem, de reabilitações de prisões e de apoio nas etapas eleitorais, entre 2008 e 2010.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário