sábado, 16 de janeiro de 2010

ONU remete para governo esclarecimentos sobre situação de Bubu Na Tchuto

Bissau - O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, remeteu hoje para o governo guineense qualquer esclarecimento sobre a situação do contra-almirante Bubu Na Tchuto, refugiado nas instalações nas Nações Unidas no país desde finais de Dezembro de 2009.


"Devem colocar questões ao governo. Eu sou apenas um facilitador, um humilde servidor", afirmou Joseph Mutaboba, à saída de um encontro com o presidente do parlamento guineense, Raimundo Pereira.


Sobre para quando está prevista a saída do antigo chefe da Armada das instalações da ONU em Bissau, Joseph Mutaboba disse apenas que o contra-almirante vai "abandonar voluntariamente" o edifício.


Questionado sobre as razões porque o contra-almirante permanece nas instalações da ONU em Bissau, Joseph Mutaboba recusou-se a responder.


O contra-almirante Bubu Na Tchuto continua refugiado na representação das Nações Unidas na Guiné-Bissau, mesmo depois de ter sido assinado um acordo entre o governo e a ONU para a entrega voluntária do ex-Chefe da Armada às autoridades guineenses.

Bubo Na Tchuto refugiou-se há duas semanas na ONU, em Bissau, depois de regressar clandestinamente na Gâmbia, onde esteve exilado cerca de um ano.


O governo da Guiné-Bissau e a ONU assinaram sexta-feira um acordo com vista à entrega voluntária do ex-chefe da Armada, para ser julgado pelas autoridades guineenses por alegado tentado contra o chefe de Estado, alteração do Estado de Direito e deserção militar.

Sem comentários:

Enviar um comentário