sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Espanha concede 1,5 milhões de euros de apoio orçamental

Bissau - O embaixador de Espanha na Guiné-Bissau, Angel Ballesteros Garcia, fez entrega hoje (sexta-feira) ao ministro das Finanças guineense, Mário Vaz, um apoio orçamental de 1,5 milhões de euros.

"Estamos sempre dispostos a contribuir para o desenvolvimento", afirmou o diplomata espanhol, sublinhando o "excelente trabalho" que o Governo guineense tem feito no âmbito da consolidação das contas públicas.

Segundo o embaixador de Espanha, o "excelente trabalho permitirá cumprir os objectivos previstos pelo Fundo Monetário Internacional para o equilíbrio orçamental".

O ministro das Finanças guineense disse, por seu lado, que o apoio espanhol vem ajudar o Governo a ultrapassar a difícil situação financeira prevista para o primeiro trimestre deste ano devido ao pagamento de dívidas.

"O Governo em 2009 não pagou só salários", explicou o ministro, sublinhando que também foram pagos encargos com a saúde e projetos no setor da pesca.

"O Governo pagou aos bancos os títulos de tesouro e os créditos comerciais", referiu ainda.

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau disse também que os principais objectivos para 2010 são o perdão da dívida externa do país em mais de 50 porcento e o apoio ao sector privado.

"É preciso dar apoio ao sector privado e os bancos têm liquidez e podem financiar o sector privado", disse.

Em relação a dúvidas levantadas sobre a sua gestão das finanças públicas, Mário Vaz disse que se "alguém tem dúvidas sobre a gestão, pode dirigir-se ao Ministério das Finanças".

"O Ministério das Finanças está aberto para responder a todas as informações relacionadas com as finanças públicas", referiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário