quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Governo português apoia recenseamento de guineenses no estrangeiro

Portugal e a Guiné-Bissau assinaram hoje um acordo de cooperação ao nível das respetivas direções gerais dos Assuntos Consulares, que vai permitir ao Governo guineense agilizar o processo de recenseamento dos seus cidadãos no estrangeiro.

“O acordo vai incidir sobre diversas áreas e vai permitir que a nossa comunidade seja mais protegida, saia debaixo da mesa e comece a afirmar-se na sociedade portuguesa porque também contribui para o seudesenvolvimento”, disse o secretário de Estado das Comunidades Guineenses, Fernando Augusto Gomes Dias.

O governante falava no final da assinatura do acordo que firmou com o seu homólogo português, António Braga.

Referindo-se em específico à questão do recenseamento eleitoral, Fernando Augusto Gomes Dias disse que irá permitir identificar os emigrantes guineenses no estrangeiro e saber ao certo quantos existem.

Por seu lado, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, disse que o acordo vai permitir às duas direções gerais dos Assuntos Consulares “trocarem experiências”.

“Portugal tem um longo relacionamento com a diáspora e dispõe de vários instrumentos, que vai agora partilhar” com a Guiné-Bissau, afirmou.

António Braga realiza hoje uma visita oficial à Guiné-Bissau, onde tem ainda agendados encontros com o primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior, e com o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.

A visita termina com uma ida à Escola Portuguesa de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário