domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ministro da Justiça participa em encontro no Senegal sobre narcotráfico na África Ocidental

Bissau - O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Mamadu Djalo Pires, participa domingo e segunda feira em Dakar, Senegal, numa
conferência sobre a utilização de países da África Ocidental para fazer entrar na Europa cocaína proveniente da América Latina.


"O objectivo do encontro é permitir que os países da sub-região que têm fronteiras comuns possam encetar uma luta comum contra o tráfico ilícito de drogas e o crime organizado", afirmou o ministro guineense em declarações à agência Lusa.

Segundo o ministro, durante o encontro também vai ser discutida a questão da harmonização do quadro jurídico entre os países que têm fronteiras comuns.

"É preciso identificá-las e corrigi-las para evitar que os narcotraficantes possam utilizar essas falhas e continuarem a realizar crimes", disse.


No encontro, a Guiné-Bissau, segundo o ministro da Justiça, vai apoiar a iniciativa do governo do Senegal e apelar a uma luta comum contra o narcotráfico e o crime organizado.


"Nós concordamos com a iniciativa do governo do Senegal. Entendemos que a luta contra os narcotraficantes não pode ser uma luta isolada", afirmou.

"Se for um combate isolado haverá sempre furos que permitem aos narcotraficantes e aos principais atores das empresas do crime organizado fazerem nos nossos países aquilo que bem entenderem", acrescentou.


No final do encontro será feita uma declaração final a apelar aos parceiros da União Europeia, principalmente os da zona do Mediterrâneo, para apoiarem o plano operacional de combate ao narcotráfico da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).


"Também será assumido um apoio político importante a favor da CEDEAO no sentido de lhe serem concedidos meios para implementar o plano operacional", acrescentou o ministro.


Além da Guiné-Bissau participam no encontro organizado pelo Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné Conakry, Mali, Mauritânia, CEDEAO, e os ministros do Interior francês, Brice Hortefeux, e espanhol, Alfredo Perez Rubalcaba.

Sem comentários:

Enviar um comentário