quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rebeldes da Casamança ameaçam famílias guineenses

As famílias provenientes das tabancas de Sanou-1, 2 e 3, localizadas junto ao Pilar Número 132, na linha da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, foram obrigadas a abandonar as suas residências devido a ameaças dos rebeldes que continuam activos na região senegalesa da Casamança.

A informação foi avançada à PNN por uma fonte da Direcção Geral da Migração e Fronteiras, que esteve no dia 31 de Janeiro 2010 em missão serviço, juntamente com autoridades do Sector de Bigene, Comissão Nacional para Refugiados e Deslocados Internos, Cruz Vermelha da Guiné-Bissau e o Representante Regional de HCR, com residência em Dacar, com o objectivo de constatarem a real situação em que vivem os habitantes dessa zona.

«Abandonem as tabancas! Quem não abandonar será responsável de tudo o que lhe acontecerá no futuro» disseram os rebeldes aos 579 deslocados, confirmou fonte da PNN.

A mesma fonte da Direcção Geral da Migração e Fronteiras garantiu também que «pilhagens e roubos de produtos da primeira necessidade são realidades que caracterizam aquelas tabancas, que podem transformar-se em aldeias fantasmas».

O Administrador do Sector de Bigene, Djin Alen confirmou à PNN que iniciou o processo de transferência das populações ameaçadas para zonas seguras na Guiné-Bissau e Senegal.

Sem comentários:

Enviar um comentário