quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Saída de Bubo Na Tchuto da sede da ONU depende do próprio

Bubo Na Tchuto, ex-chefe da Armada guineense



Bissau - O representante do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, afirmou hoje (terça-feira) que a saída do ex-chefe da Armada guineense, Bubo Na Tchuto do edifício da ONU, onde se encontra refugiado, depende do próprio e das autoridades guineenses.


Em declarações a agência Lusa a saída de uma audiência com o Primeiro-ministro guineense, Joseph Mutaboba disse que Bubo Na Tchuto não poderá ficar por tempo indeterminado nas instalações da ONU onde se encontra refugiado desde finais de Dezembro após regressar ao país clandestinamente, vindo da Gâmbia para onde havia fugido na sequencia de uma alegada tentativa de golpe de Estado de que seria líder.


"Você coloca a questão nesses termos, se Bubo Na Tchuto se vai manter nas nossas instalações, espero que não. Ele não pode ficar nas nossas instalações indefinidamente. A saída dele não é uma questão a colocar às Nações Unidas é antes uma questão que deve ser colocada à Bubo Na Tchuto e ao seu governo", declarou Joseph Mutaboba.


Questionado sobre se o assunto Bubo Na Tchuto seria tema de conversa na audiência mantida com Carlos Gomes Júnior, o representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau disse que irá falar disso "mais tarde".


Sobre o motivo da audiência, Joseph Mutaboba afirmou ter ido apresentar cumprimentos de boas vindas ao Primeiro-ministro já que Carlos Gomes Júnior esteve ausente do país durante cerca de duas semanas.


Mutaboba disse que irá fazer a mesma coisa com o Presidente MAlam Bacai Sanha, que segunda-feira regressou de tratamento médico em França, onde esteve durante duas semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário