quinta-feira, 4 de março de 2010

Acordo ortográfico inspira encontros musicais inéditos

Projeto "Nossa Língua, Nossa Música" chega a Brasília a 25 de março, com um concerto conjunto da portuguesa Joana Amendoeira e da brasileira Maria Dapaz



A fadista portuguesa Joana Amendoeira atua em Brasília este mês.


Brasília - O Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília promove, de 25 de março a 11 de abril, no palco do Teatro I, um intercâmbio cultural entre Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde por meio das vozes de artistas que traduzem em sua música a riqueza de suas nações.
"Serão oito encontros musicais inéditos que apresentarão a todos nós uma rica oportunidade de conhecer culturas distintas, porém, que comungam o mesmo belo idioma português", referem os promotores da iniciativa em comunicado.

Este panorama cultural e musical de países de língua portuguesa, apresentado pelo projeto "Nossa Língua, Nossa Música", chega a Brasília sob a chancela do Ministério das Relações Exteriores e está na programação oficial da 8ª edição da Conferência de Chefes de Estado e de Governos de Países de Língua Portuguesa, a ser realizada em Brasília neste ano de 2010.

"Apesar das diferenças de sotaques, os países que falam português são unificados pela cultura. Baseado nisto, o projeto "Nossa Língua, Nossa Música" pretende divulgar a integração por meio da música desses países, enfatizando a importância desse intercâmbio cultural", comenta Jocelyne Aymon, curadora do projeto.

A língua portuguesa está entre as mais faladas no mundo. São cerca de 240 milhões de falantes espalhados pela Europa, África, Ásia e Américas. Destes, 190 milhões são brasileiros e 10,5 milhões portugueses.

"O idioma não é o único elo entre os países onde se fala o português. A criatividade musical também nos une. Desse universo que dá samba, fado, música caipira, regional, nasceu o Nossa Língua, Nossa Música", conclui a produtora executiva Marinéa Mochizuki, da Brasil Festeiro Produções.

De Portugal participa a fadista Joana Amendoeira. Consuelo de Paula, Maria Dapaz, Fabiana Cozza e Ricardo Vignini estão entre os artistas brasileiros participantes. Pelo evento passarão ainda Eneida Marta, da Guiné-Bissau, Nancy Vieira, de Cabo Verde e Yami, de Angola, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário