sexta-feira, 12 de março de 2010

Cerca de 5,8 por cento da população contaminada com vírus da SIDA

Bissau - Quase seis por cento dos 1,7 milhões de pessoas que habitam na Guiné-Bissau estão infectadas com o vírus do HIV, afirmou hoje João José Silva Monteiro, secretário-executivo do Conselho Nacional de Luta Contra a SIDA (CNLCS).

João José Silva Monteiro falava na apresentação do relatório relativo a 2009 sobre as actividades daquele conselho, presidido pelo primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior.

"O número de infectados ronda os 5,8 por cento", disse.

"Pela primeira vez, temos dados que nos permitem ter uma apreciação sobre o vírus da SIDA na Guiné-Bissau", explicou o antigo chefe da diplomacia guineense.

Contudo, segundo secretário-executivo do CNLCS, os dados mostram uma "situação altamente perigosa para o futuro" do país.

Segundo o relatório, o vírus do HIV está a atingir a população mais jovem, nomeadamente do sexo feminino.

Na ausência de um inquérito Demográfico e Sanitário, as autoridades guineenses obtiveram a prevalência de infectados no país através de um estudo sentinela realizado em todo o território com mulheres grávidas.

Com base no estudo, Bafatá é a região com maior prevalência de infetados, seguida de Gabu, segunda maior cidade do país, e Bissau, capital.

A menor prevalência de infectados com o vírus do HIV regista-se na região de Oio

Sem comentários:

Enviar um comentário