sábado, 20 de março de 2010

de Portimão, rumo à Guiné-Bissau


“Alicerce XXI”, a terceira expedição da Humanitarius arranca em Portimão a 22 de Março, rumo à Guiné-Bissau, levando na bagagem cerca de 30 toneladas de equipamento para a saúde, educação e apoio social.

De Portimão a Vila Real de Santo António, os três veículos todo-o-terreno da expedição serão escoltados por membros de diversos moto-clubes, que acompanham os quilómetros iniciais dos seis mil que serão necessários percorrer.

A Humanitarius - Associação Humanitária de Apoio Social Internacional enviou previamente em contentor, por via marítima, dois blocos operatórios completos de otorrino e oftalmologia, duas incubadoras, 25 berços de maternidade, ventiladores, carrinhos de bebé, camas articuláveis, ecógrafo, encefalógrafo e aspiradores de secreções, doados pelo Hospital de Faro e pelo Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, anuncia a organização.

Material escolar e de apoio social, roupas, calçado e brinquedos, entre outras doações de empresas e particulares, serão distribuídos pela Humanitarius a partir do final de Março nas tabancas (aldeias) do interior do país.

A equipa é composta por sete voluntários, entre os quais uma médica especializada em diabetologia e uma técnica de emergência médica, que efectuarão consultas gratuitas de despistagem da diabetes a mulheres e crianças em orfanatos e hospitais, realizando ainda acções de formação sobre suporte imediato de vida e primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino do projecto “Escola para todos”.

A Humanitarius foi constituída na sequência da primeira expedição Portimão-Guiné Bissau, realizada há três anos, quando os participantes se aperceberam das necessidades básicas do povo guineense em áreas como a saúde e o ensino, tendo decidido angariar equipamentos para apoiar aquela população.

O município de Portimão apoia esta iniciativa com 5 mil Euros, através de um contrato programa considerando o trabalho da Humanitarius, que está sedeada na cidade, relevante na área do desenvolvimento no âmbito da solidariedade e acção social.

'guiné' 'solidariedade' 'saúde' 'ensino' 'portimão' 'algarve'

Sem comentários:

Enviar um comentário