terça-feira, 30 de março de 2010

Guiné-Bissau tem estabilidade política para o investimento externo, garante Ministra da Economia África


A ministra da Economia da Guiné-Bissau, Helena Embaló, diz que o país "virou a página" e que há estabilidade política para o investimento externo. "Penso que o grande problema ou obstáculo foi sempre o da instabilidade política, e o que hoje estamos a dizer às pessoas é que a Guiné virou e abriu uma nova página".

"Neste momento o que podemos dizer é que há uma estabilidade política", sublinhou a ministra guineense, que falava no final de um seminário empresarial organizado em Lisboa pelo AICEP - Portugal Global. "Não se pode promover o desenvolvimento e o progresso económico sem que haja de facto a estabilidade, e era esse o grande motivo de retracção e reticência em relação aos investimentos" no país, explicou Helena Embaló.

Segundo a ministra da Economia guineense é "natural para quem queira investir pela primeira vez que pese o risco político. É um risco que não pode ser negligenciado e o nosso grande propósito é vir dizer aos investidores portugueses que já há efectivamente condições de estabilidade".

A ministra da Economia guineense disse também que o Governo da Guiné-Bissau está a implementar uma série de reformas para que existam melhores condições para acolher o investimento estrangeiro no País.

No caso concreto de Portugal, Helena Embalo explicou que há um "interesse em aprofundar as relações comerciais e económicos". A Guiné-Bissau, "apesar de ser um país pequeno geograficamente, está inserido em duas comunidades económicas regionais, e o potencial dessas duas comunidades é enorme", disse, referindo-se à União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). "Dos contactos que tenho tido com os empresários portugueses há a perspectiva de explorar essa vocação transatlântica e Portugal poderá estabelecer com a Guiné parcerias para penetrar no mercado da CEDEAO ou da UEMOA".

Sem comentários:

Enviar um comentário